top of page
paulamungo

Indicadores de letramento digital docente

Atualizado: 3 de mai.

Desde o início das postagens abordo o Letramento digital e suas aplicações(implicações), e cada vez que me aproprio das novas abordagens, percebo o quanto precisamos nos atualizar neste tema. O relato de hoje busca explorar os indicadores de letramento digital no corpo docente, apresenta indicadores que analisam seu domínio, e assim descrevem o real conhecimento e o que devemos alcançar.

Uma grande indagação se faz quando analisamos as novas tecnologias e suas aplicações no ensino e aprendizagem, como estar preparado, o docente, diante da velocidade em que se atualizam?

Os desafios enfrentados pelos educadores, não são somente estar atualizado, mas também estar preparado.

Este desafio envolve todo o corpo docente, saber usar e aplicar as novas tecnologias. Os professores devem apresentar um conjunto de competências digitais e assim melhorar e inovar sua prática.

Minha experiência, com as tecnologias, foi aprimorar minhas competências de acordo com a necessidade, porém percebo que não tenho o domínio da área para realmente aplicar nas aulas que hoje ministro. Como eu, vejo que muitos educadores, também estão tentando acompanhar as inovações, mas de que competências estamos falando? O Quadro Europeu para a Competência Digital dos Educadores (DigCompEdu) apresentou uma proposta de 22 competências elementares divididas em 6 áreas, 1-envolvimento profissional; 2-recursos digitais; 3-ensino e aprendizagem; 4-avaliação; 5-capacitação dos aprendentes e 6-promoção da competência digital dos aprendentes, informação importante para desenvolver uma proposta de atualização e formação docente. Acredito que, em sua maioria, os educadores se preocupam com seu desempenho quando o assunto é tecnologia e ter a possibilidade de melhorar sempre é considerável. No entanto, estamos em uma realidade onde a formação dos professores não caminha em conjunto com as tecnologias, e também, não depende somente do professor o interesse, as instituições de ensino também devem promover formação e acesso aos recursos necessários. A final o que se espera é uma educação que acompanhe, de forma saudável, tanto para os professores, com formação e capacitação, como para os educandos, com competência e letramento digital.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page