Letramento, segundo Magda Soares*, "pressupõe o domínio das competências da leitura e da escrita para além da capacidade prática e mecânica do conhecimento básico do ler e escrever." Partindo deste conceito, podemos definir que Letramento digital, diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos e materiais em ambientes digitais. Este conceito está, de forma resumida, apresentado a necessidade de compreender as novas demandas, que a educação se apropriou, das tecnologias e como novas metodologias.
Dando sequência aos meus relatos, não posso deixar de destacar que me aprimorei, dos conceitos de Letramentos, à partir dos estudos realizados nas aulas do mestrado e como tenho a intenção de compartilhar estas experiências, apontarei minha percepção, tanto do Letramento digital como das aplicações em ambientes de ensino.
Voltemos, agora para a proposta de conceitos do Letramento digital, salientando que este aborda outras habilidades necessárias para um bom desenvolvimento, em ambiente de ensino e não apenas da simples capacidade de navegar nas redes ou operar um dispositivo digital. O Letramento digital inclui uma grande variedade de habilidades cognitivas, motoras, sociológicas e emocionais. Os educandos precisam manejar, de maneira eficaz, os ambientes digitais. Entre as competências estão: ler instruções de exibições gráficas em interfaces de usuário; utilizar a reprodução digital para criar materiais novos, bem como materiais significativos a partir dos já existentes; construir conhecimento a partir de uma navegação não linear e hipertextual; avaliar a qualidade e validade da informação; e ter uma compreensão madura e realista das “regras” que prevalecem no ciberespaço. Assim, fica definido uma nova forma de letramento, em uma nova realidade, onde as tecnologias estão na vivencia dos educandos, não sendo possível dissociar da realidade do ambiente de ensino e aprendizagem. Percebendo a importância desta nova realidade, os educadores precisam estar preparados, me arrisco dizer que letrados digitais, para poder aplicar, de forma adequada, as suas práticas. Novas propostas de uso das tecnologias estão aparecendo, cada vez mais, para auxiliar os educadores no desenvolvimento das competências dos educandos. Promover novas estratégias de ensino, que possam conectar aos interesses dos educandos, assim como suas realidades, promover o sentido de liderança, para impulsionar as inovações educacionais. Investir na preparação do corpo docente e assim manejar, de forma eficiente, as novas práticas de ensino. Todas as demandas apresentadas fazem referencia aos conceitos de Letramento digital, sabemos que o ideal ainda não está diretamente ligado a realidade do ensino, aqui me aproprio do tema frente ao ensino público atual, minha realidade prática, já é possível dizer que novas inovações estão aparecendo e aproximando do esperado, más para que tenha um resultado positivo, ainda precisa melhorar. Estamos falando de várias lacunas, produzidas por anos de má gestão, que andam em direção contrária das necessárias, sou otimista e espero que possamos ver em breve uma nova realidade, onde inovação e ensino andem juntos e assim, os educandos, serão os verdadeiros beneficiados.
*Acessado em 08/04/2024(https://jornal.usp.br/artigos/magda-soares-e-o-processo-de-alfabetizar-letrando/#)
Comments